quinta-feira, 16 de julho de 2009

Desconsideração... digo eu!

Descarreguei o que me ia na alma, num artigo que publiquei no Casadoeiro hoje mesmo. Se é pelos mondinenses que se apresentam, se é pelo "amor à terra" que dizem ser o ponto comum entre todos os que se identificam com um projecto que abdicou por completo da ideologia, o dito "Gato por Lebre" é um mau prenúncio. Uma desconsideração para com os Mondinenses... digo eu!

Serve tamanha desconsideração, para elevar a motivação na luta por um "Mondim para Todos", que aposta numa efectiva informação, capaz de contextualizar a massa crítica do nosso concelho, que mobilizada, levará Mondim definitivamente para o caminho certo.

2 comentários:

Anónimo disse...

O Amigo
Gostei muito da tua apresentação neste blog, mas não posso deixar de perguntar, qual é o caminha certo de Mondim? Porque um dos objectivos do PS é esse, e ainda não vi em lado ninhum a explicação do caminho certo. Era uma coisa que eu gostria ver da vossa parte. Já agora deixo algumas perguntas que gostaria de ver respondidas na vossa campanha:
- Como fixar os jovens em Mondim? ( sem os meter na câmara )
- Como atrair investimento privado ( industria )para o nosso conselho?
- Como alcançar Celorico no desenvolvimento? ( apoio para as industrias irem para as zonas industriais que já são 3, e em Mondim temos 1 e fraca com os terrenos todos vendidos a custar milhares de euros enquanto em celorico custam centenas, não sairam as empresas de mondim para celorico?)
- Vi no site do PS a proposta para a criação de medidas de salvaguarda da construção da barragem de fridão, pergunto, quais são e se nelas não seria legitimo a enclusão de uma praia fluvial no rio cabril, para atraiar e servir os turistas.
Do Amigo Atento

AtoMo disse...

Boas caro Amigo,

Agradeço a atenção dispensada e o comentário.

Parto do princípio que não esteve presente na apresentação das listas às autárquicas 2009 do PS de Mondim de Basto. Ali mesmo, demos logo "algumas luzes" do que é o manifesto do PS de Mondim para o nosso Concelho. Eu próprio assumi a responsabilidade de apresentar, quase por completo o programa para a Juventude que aborda questões levantadas por si, como a fixação de jovens. É minha intenção, forma faseada colocar aqui esse mesmo texto, e debruçar-me sobre ele se necessário. Dessa forma darei oportunidade aos que não estiveram presentes de tomar conhecimento com estes primeiros compromissos.

Não posso no entanto, e espero que compreenda, avançar com conteúdos de um manifesto que ainda não foi publicamente apresentado. Seria um abuso da minha parte. Fique por aqui que não vai sair defraudado certamente. ;)

Quanto a Fridão, as medidas de salvaguarda propostas vêm de encontro aos conselhos dos técnicos, neste caso técnico, sobre o assunto.
A nossa proposta assenta na necessidade de não se desperdiçar a última oportunidade de intervenção oferecida ao nosso Concelho, bem como, na necessidade de essa última participação ser representativa e consequente. Nesse sentido entendemos que a Assembleia Municipal, órgão representativo por excelência do nosso Concelho, deveria nomear uma comissão de acompanhamento do estudo de impacto ambiental (EIA), que se espera saia em Agosto próximo. Teremos um mês para analisar e reagir a um documento que se diz, extenso e complexo. Fragmentar a participação dos mondinenses neste processo é enfraquecer a nossa participação. Deve portanto essa comissão garantir, um prévio levantamento do território afectado, que confronte com o EIA. Garanta que autarquia, através de um corpo técnico, classifique como prioritário o análise do EIA, que realize sessões de esclarecimento, apoie os mondinenses na consulta do EIA e dessa forma compile uma participação efectivamente mondinense, dado que, é reconhecida a valorização dessa participação institucional.

A proposta apresentada foi aprovada por unanimidade. Esperemos agora que interesses paralelos/particulares, não atrapalhem o funcionamento da comissão.

Cumps.