sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Os primeiros passos.

Três meses se passaram desde a apresentação do Programa que acabaria por ser escolhido pelos mondinenses. Há dois a equipa que se propõe levar avante "Mondim para Todos" iniciou funções. Tempo, exigente, necessário para conhecer os "cantos à casa", compensar o tempo "perdido" devido ao processo eleitoral, imprimir algumas novas dinâmicas de trabalho.....

Há sinais que advém de trabalho já feito: a determinação que culminou com a resolução do processo da Feira Bimensal, assunto que tanta tinta fez correr; a simples disponibilização das actas das reuniões de Câmara e Assembleia Municipal; a abertura do Posto de Turismo ao fim-de-semana, conseguido sem recurso a qualquer nova despesa para a autarquia, mas através da reafectação de recursos humanos; a criativa "Árvore dos Desejos" que não deixou ninguém indiferente e colocou Mondim nas "bocas" do País com a presença em todos os "média" nacionais: TSF - Sinais, SIC, Correio da Manha... (arriscaria a afirmar que passou em todos os jornais nacionais).

Meros sinais, sem dúvida! O verdadeiro trabalho está para vir, e temos 4 anos para o executar. Neste contexto difícil, foi elaborado o Orçamento e PPI para 2010. A apresentação do documento, foi o momento escolhido para anunciar o início de um processo de auditoria que culminará no saneamento financeiro da autarquia. Esta opção, essencial para permitir à autarquia cumprir com responsabilidades assumidas e recuperar a credibilidade, é também indispensável para o desenvolvimento de uma estratégia a longo prazo, assente em dados concretos, algo de todo impossível na situação actual. Por isso mesmo afirmamos, que o plano apresentado, traduz os compromissos assumidos pelo anterior executivo, salvaguarda as oportunidades que entendemos não devem ser desperdiçadas e lança alguns projectos que consideramos urgentes/essenciais.

Salvaguarda candidaturas a programas comunitários das quais destacamos a regeneração urbana da Vila, com especial atenção para a regeneração do Núcleo Histórico.

Contempla alguns dos nossos compromissos para com os Mondinenses como: Unidade Móvel de Saúde; Oficina Móvel para pequenas reparações domésticas para os mais necessitados; aquisição de equipamentos que dotarão os serviços da autarquia com capacidade para executar pequenas obras e manutenção de espaços públicos; apoio à Natalidade que poderá iniciar-se logo depois de regulamentado; bolsas de estudo; apoio à vacinação do gado para os nossos agricultores; dotar a Biblioteca, a Casa de Produtos Tradicionais, o Museu de condições para abrir as suas portas até final do ano. Tudo será feito para finalizar as obras do Centro Escolar e da ETA.

Trata-se portanto de um documento pragmático, com um objectivo claro de "arrumar a casa", que permitirá à autarquia, já a partir do próximo ano, "pensar" a longo prazo de forma de sustentável. Foi esta a principal mensagem de "Mondim para Todos". É este o propósito que nos continuará a orientar nos próximos tempos.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Sessão de apresentação de "Programa Eleitoral"

No próximo de 28 de Setembro, vamos apresentar o nosso Programa Eleitoral, numa sessão que terá lugar na Casa da Cultura (Antigos Bombeiros), a ter inicio por volta das 21h00.

O documento é o produto de meses de trabalho, coordenado pela Dr.ª Maria João Gandra. Trata-se de um documento sustentado no conhecimento adquirido por anos de acompanhamento da gestão da nossa autarquia enquanto oposição. É um documento que reflecte todos estes anos de contactos, seja nas diversas campanhas, nas sessões de esclarecimento, nas visitas às nossas aldeias e, muito recentemente, do programa "Novo Tempo" que trouxe até nós algumas figuras de destaque em diferentes áreas de intervenção.


É com orgulho que estarei na mesa de honra de apresentação, para dar o meu contributo, no sentido de elucidar todas as pessoas sobre os nossos objectivos, com os quais pretendemos dar corpo ao ideal "Mondim para Todos".

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Contactos "priveligiados".

É verdade que já vai algum tempo, desde que, no recentemente transfigurado "Jornal de Mondim", estava publicada uma notícia que dava conta de supostos "contactos com diferentes entidades" de membros da candidatura do CDS para dar a conhecer as suas intenções sobre a Via do Tâmega.

Logo aqui me surgem as primeiras questões:
1 - Que contactos são esses de que falam? Com a recente visita do Ministro da Presidência foi possível actualizar o estado do processo, e fica difícil de perceber de que forma pode interferir a candidatura do CDS no processo. A bem da verdade... poderiam ser mais concretos? Quais as entidades contactadas?
2 - Se realmente dispõem dos contactos, e como bons mondinenses que são, porque é que só agora decidiram usar os seus conhecimentos em prol de Mondim? Só despertaram para a necessidade agora? Onde andaram durante todos estes anos?

Percebe-se perfeitamente o objectivo do "press", que de novo, numa postura que aposta na desinformação e na humildade de algumas pessoas, pretende por via do ataque às outras forças políticas, conseguir o que não conseguem com uma postura positiva.

Resta-me de novo o desabafo em tom de defesa. Quem não se sente... não e filho de boa gente!

"Arruada" pelas Legislativas.

O dia 22 de Setembro foi dedicado à campanha para as legislativas. Eram 10h00 quando o Ministro da Presidência, Pedro Silva Pereira, compareceu no ponto de encontro para uma "arruada" pela feira bimensal da nossa terra.

Nessa altura, já um grupo de vinte candidatos e apoiantes do Partido Socialista se tinha reunido. Iniciada a caminhada, mais gente se juntava, pediam bandeiras e seguiam connosco, levando o grupo a atingir uma dimensão inesperada. Entusiasmante... sem dúvida! Demoramos duas horas a fazer o pequeno percurso da nossa feira. Cansativo!

Às 12h30 seguimos para os Paços do Concelho onde o Ministro foi recebido pelo Presidente da Autarquia. Tempo para uma visita guiada ao edifício recentemente remodelado.

O almoço foi servido no Água Hotels, com a paisagem a merecer os melhores elogios da parte de quem visitava o local pela primeira vez.

Por fim, e porque o tempo escasseava, uma pequena visita ao remodelado estádio municipal e ao quartel do Bombeiros Voluntários. Tempo suficiente para ouvir algumas preocupações de ambas as instituições.

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Cada vez mais motivado.

É do contacto com as pessoas que recebemos a energia necessária para continuar a campanha nesta fase mais exigente, que por sinal, é também a fase onde o cansaço de meses de trabalho começa a querer tomar conta do corpo e da mente.

Procuramos levar, até ao maior número possível de pessoas, a nossa primeira compilação propostas lançada há um mês na feira de 2 de Agosto. É esse o documento que continuamos a distribuir e, sempre que se proporciona, discutir e explicar às nossas gentes. Uma compilação com propostas concretas, nas quais acreditamos, como não poderia deixar de ser.

Na volta, trazemos o apoio, a opinião, as considerações, as chamadas de atenção. Toda esta empatia "transforma-se" em motivação e energia necessária para continuar. Por esse motivo, e contra natura, é no final do dia, que me sinto mais enérgico, mesmo depois de alguns quilómetros nas pernas.

O contraste entre campanhas, é também ele, se bem que incomparavelmente menor, outro factor de motivação. Com orgulho tentamos, dia após dia, passar uma mensagem assente nas nossas propostas para o Concelho. Outros há, no entanto, que preferem distribuir "pasquins" cheios de maldizer, despidos de propostas, que apostam simplesmente em degradar a imagem dos adversários, muitas das vezes, de forma demagógica, tentando tirar proveito, assim julgarão, de alguma humildade e inocência de pessoas menos instruídas e informadas.

De quem se propõe governar Mondim, esperar-se-ia uma atitude completamente distinta: honesta e formativa!

Magoa chegar a cantinhos do nosso Concelho, e ouvir argumentos desprovidos de honestidade e valor. Uns roçam a xenofobia. Outros adulteram por completo a ideologia de Partidos Políticos, tentando dessa forma, apelar a receios infundados. Quem os usa não o faz inocentemente.

De comum nestas duas percepções, somente a consequência. A motivação e energia para continuar a lutar por um caminho em que cada vez mais acredito.

domingo, 30 de agosto de 2009

PS aposta efectivamente na Juventude.

São mais de 80 jovens, aqueles que integram as listas candidatas aos diferentes órgãos autárquicos do Partido Socialista de Mondim de Basto. Número que dessa forma representa aproximadamente metade do total de candidatos.

Mas esta presença vai ainda mais longe, já que muitos deles estão posicionados em lugares possivelmente elegíveis, quer na lista para Câmara Municipal, Assembleia Municipal de Assembleias de Freguesia.

À natural exigência de renovação, o Partido Socialista responde da melhor forma, abrindo espaço para uma efectiva participação dos jovens, no palco político do nosso Concelho.

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Desconsideração... digo eu!

Descarreguei o que me ia na alma, num artigo que publiquei no Casadoeiro hoje mesmo. Se é pelos mondinenses que se apresentam, se é pelo "amor à terra" que dizem ser o ponto comum entre todos os que se identificam com um projecto que abdicou por completo da ideologia, o dito "Gato por Lebre" é um mau prenúncio. Uma desconsideração para com os Mondinenses... digo eu!

Serve tamanha desconsideração, para elevar a motivação na luta por um "Mondim para Todos", que aposta numa efectiva informação, capaz de contextualizar a massa crítica do nosso concelho, que mobilizada, levará Mondim definitivamente para o caminho certo.

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Assim me apresentei/apresento! (1)

Tentarei dentro da minha disponibilidade, aqui deixar alguma informação de cariz, um pouco mais pessoal, no decurso da minha actividade de campanha, que agora inicia até Outubro próximo.

É com parte do texto com que me apresentei "fisicamente", enquanto candidato pelo Partido Socialista de Mondim de Basto às Autárquicas 2009, que aqui me apresento "virtualmente"... (a coerência assim o exige)!


Uma Equipa....


"Como não poderia deixar de ser, gostava de iniciar esta minha intervenção manifestando todo o meu orgulho por pertencer a esta lista do Partido Socialista, que se propõe gerir durante os próximos quatro anos a nossa autarquia. Destaco a coerência e consistente da lista apresentada. Trata-se de um grupo, que trabalha junto há anos na defesa dos interesses de todos os mondinenses. Trata-se de um grupo, que há anos, identificou a necessidade de mudar! Consequente com esse diagnóstico, não esperou pelo momento certo para aparecer. Trabalhou desde o primeiro minuto para promover a mudança! Trabalhou.... e trabalhará independentemente dos resultados. Motivação que merece o devido destaque."


Um Líder...


"Permitam-me destacar o líder Humberto Cerqueira. E aqui, sem qualquer tipo de ironia, entendo que o maior reconhecimento da capacidade de Humberto Cerqueira está nas criticas que lhe são apontadas.
Nunca ninguém o apontou pela sua fraca gestão... porque dá provas ser um óptimo gestor!
Nunca ninguém apontou Humberto pela sua falta de dinamismo.... porque imprime, no âmbito das suas responsabilidades, uma dinâmica com os resultados que se conhece.
Nunca ninguém o apontou por ser desonesto ou incompetente! Porque garantidamente não o é!
Resta-lhes portanto, gritar de forma bem ensaiada, argumentos de cariz pessoal, que visam catalogar a sua personalidade!
Pois bem!!! Para Mondim desejo um presidente Dinâmico, bom gestor de recursos materiais e humanos, competente e honesto, com provas dadas em todos estes pontos que realmente interessam.
Para Mondim, apoio o homem que nunca se acobardou na luta pela mudança!"

A Atitude/Convicção...


""Mondim Para Todos" não surge de ânimo leve. "Mondim Para Todos, com Todos," anuncia uma mudança radical na forma de fazer política no nosso concelho.
Estamos conscientes, e acreditamos, que só as políticas assertivas resultarão numa real melhoria da nossa qualidade de vida.
Sabemos bem, que só seremos assertivos, se tivermos a capacidade de auscultar, e motivar os mondinenses para uma efectiva participação nas decisões importantes.
Sabemos bem como promover essa participação. E de forma muito empenhada, vamos implementar em Mondim, programas como o orçamento participativo e a Agenda21, que mais não são, do que a oportunidade de todos os mondinenses participarem nas opções, a curto, e longo prazo respectivamente.

Com todos, e para todos... Mondim vai conseguir aproveitar definitivamente todos os seus recursos, para se afirmar, e oferecer melhores condições de vida a todos nós!"